quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dieta X Reeducação alimentar

Gentee, 

Hoje vou falar um pouco sobre minha experiência com dietas, e com a reeducação alimentar que iniciei em agosto/2013.
Bom, pra começar comecei a fazer dietas por contra própria aos 15/16 anos. As primeiras eram malucas mesmo, eu ia pro colégio e passava a manhã toda apenas com 1 copo de leite desnatado. Sinceramente, hoje penso em como será que não morri. Lembro que uma vez até passei mal e tive que voltar pra casa, fora as outras vezes que passava mal e ficava por isso mesmo. Eu achava que emagrecer era isso, sinônimo de puro sofrimento. E aí, depois, eu inventava algumas formas de perder peso, por ex.: passava uns dias só tomando água de côco ou comendo melancia, ou tomando alguma sopa "milagrosa" (eu hen, santa ignorância!) Depois, em outra época, decidi fazer "direito" e procurei um endocrinologista. A princípio eu achei que ele fosse um Deus. Perdia 10kg em 1 mês, claro, com muitos remédios. Parava os remédios e adivinhem, engordava tudo de novo e mais um pouco. Lembro que as vezes eu encontrava o tal endocrinologista nos lugares, e eu me escondia de vergonha, pra ele não me ver pois eu já tinha engordado.
Enfim, os anos foram passando e eu decidi ir num outro endócrino, super famosinho em Recife, que dizia seguir a linha ortomolecular. Carííííííssimo!! Me cobrou R$800 numa %*%#* de um "soro ortomolecular" que prometia operar milagres, e mais outras fortunas em medicamentos. Eu passei muito, mas muito mal com esses remédios. Emagreci um tanto, mas nunca mais quis ir lá, pois, as sensações eram bem ruins. Gente, definitivamente eu não queria mais ter que passar por tanto sofrimento para emagrecer. Sei que passei por tudo isso por falta de informação, por ignorância, por não cogitar a única opção segura e saudável capaz de transformar minha vida e meu corpo: reeducar definitivamente a forma de me alimentar e me tornar praticante regular de atividade física. Olha que coisa mais linda que é isso, poder responder com orgulho que você leva uma vida ativa e saudável *___* Sério, é incrível. Acreditem.
Hoje sei exatamente de onde partiam todos os problemas. O motivo de eu viver em eterna agonia com minhas roupas. Hora davam, hora não davam mais. Era sempre uma surpresa vestir aquela roupa que eu não usava há algum tempo. Era uma imprevisibilidade constante. Ah, e vale lembrar que eu nunca emagreci de verdade com essas dietas, né? A gente não emagrece de fato, a gente é emagrecido. Eu perdia peso, mas as gorduras, as dobrinhas, continuavam lá (Impressionante!!!). E mais: nunca perdi peso para usar manequim 38/P. A meta era sempre perder peso para minhas roupas n° 44 caberem confortavelmente. Sim, as vezes elas ficavam justas, e era aí que eu decidia entrar numa nova dieta. 
Pois bem, por um milagre, Deus olhou lá de cima e disse: AGORA VAI!!! Como falei no meu primeiro post aqui, casei e vim morar um tempo em MG por conta do trabalho do meu marido. Chegando aqui me encontrei com um tempo mais livre(coisa que não acontecia há anos por conta do meu emprego em Recife), e após 4 meses decidi procurar pela primeira vez um nutricionista e desenterrar as esperanças de ter um corpo melhor. Sempre fui muito decidida e de pensar "Se vou fazer, que seja da melhor forma".  Foi aí que a nutri-deusa entrou na minha vida. Um anjo que Deus me enviou e que se tornou extremamente importante para mim. Iniciei a dieta e foquei nos exercícios esperando e sonhando com resultados rápidos. Afinal até então nunca tinha conhecido o resultado a longo prazo. Esse que depende pura e exclusivamente do nosso esforço, dedicação e suor. Ah, meus queridos, ledo engano. Eu imaginava, mas não tinha noção que seria tão "tijolinho por tijolinho". A coisa requer paciência MESMO. Paciência, confiança, dedicação, perseverança, determinação, tudo. TUDO!!! A gente aprende a buscar forças de onde nem imaginamos ter. E hoje, eu posso dizer com toda garantia: vale a pena. Vale a pena cada gota de suor gerada pelos exercícios, e cada "NÃO" que temos que dizer quando alguém nos oferece alguma comida que não está no nosso plano alimentar. Tudo, tudo mesmo tem valido a pena. Uma das melhores sensações é de estar segura quanto as minhas roupas, tendo a certeza que vou usá-las quando eu quiser, sem surpresas desagradáveis. Também em estar segura com meu peso e de consciência tranquila ao subir numa balança. Gente, eu aprendi a comer. Incrível, não? Aprendi a comer aos 27 anos. Aprendi exatamente até onde posso ir, e onde está o limite. A gente de fato se torna conhecedor dos fatos. E é justamente isso que faz TODA a diferença em nunca mais voltar a engordar. Foi isso que demorou tanto para eu aprender. Foi isso que não me fez ter um corpo melhor muito antes. É isso que estou aqui tentando fazer vocês entenderem. Não existem resultados positivos ao fazer dietas da moda. Não é uma opção inteligente. Não adianta, não vai rolar. Dieta de 1 semana? 1 mês? Não vai rolar. Dieta pra entrar no vestido? Pra usar o biquini? Pro carnaval, casamento ou aniversário? Não vai rolar. Reeduque-se! Aprenda a comer o que seu corpo realmente precisa. Inclua atividade física na sua vida e você não precisará nunca mais passar por esses apertos.
Ame a sua dieta e seu novo estilo de vida.
Essa foi minha dica de hoje pra vocês ;***

11 comentários:

  1. Suely, você é um exemplo de dedicação e também a prova de que é possível perder peso e conquistar o corpo dos sonhos através de uma reeducação alimentar. Sou e serei eternamente seu fã, seguidor, admirador... enfim, também estou nessa batalha e sei que com paciência e muito trabalho vou chegar em meus resultados. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, queridão!!!! Fico sempre feliz com seu carinho =*

      Excluir
  2. Os profissionais que te ajudaram e ajudam tem um papel MT importante, mas o mérito é todo seu Su! Parabéns e obrigada por compartilhar. #tamojunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow.. eu sei. Eu sei disso, mas realmente sem a ajuda deles, eu não teria chegado até aqui. É uma união de forças, né? =*

      Excluir
  3. Suely, acho muito legal você compartilhar conosco a sua estória.
    Parabéns por suas conquistas, você está divina!!

    ResponderExcluir
  4. Vc é um exemplo! To cansada de dieta, tbm fui em uma nutricionista e ela me passou um planejamento, o meu problema é q tenho q entender q é tijolinho por tijolinho! Mas eu vou chegar lá igual a vc!!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Oi Suley! Já virei sua fã! Me chamo Gabriela tenho 29 anos e sou de BH! Sofri um acidente no ano passado e com ele engordei 12kg... : (
    Me sinto triste e deprimida por não conseguir largar doces e massas. Mas já comecei uma dieta e seguirei seus passos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, lindona! Pare de se sentir assim então e mude o rumo das coisas!! Vamos juntas correr atrás?! Eu te ajudo! =*

      Excluir